santa maria

VÍDEO: município reitera que não há necessidade de ir tão cedo e formar filas para vacinação

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Por volta das 9h, mal dava para distinguir onde era o final da fila na Praça Saldanha Marinho

A principal reclamação de quem acompanhava amigos ou familiares na vacinação de idosos a partir de 80 anos nesta terça-feira eram as filas. Na Praça Saldanha Marinho, a indignação era pelo fato de pessoas com dificuldade de locomoção terem de ficar em pé devido à longa espera. Em alguns pontos teve quem reservou lugar no dia anterior.

Terça começa com 94,8% de UTIs ocupadas em Santa Maria

A prefeitura já havia pedido, antes desta etapa, para que ninguém fosse com muita antecedência para evitar a formação de filas seja pé ou de carro. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) reiterou que há várias opções de locais para imunização para que não haja concentração de pessoas.

- A gente pede que se evite aglomeração. Não precisa ir no drive da Medianeira, já tem muito carro. Teve na universidade. Dá um pulinho no Wilson Paulo Noal, ou vai na Tancredo Neves, ou no 21 de abril. E eu ainda julgo que o melhor local é a Praça Saldanha Marinho, porque é um local aberto e ventilado - disse enquanto acompanha as aplicações na UFSM.

Fevereiro bate recorde de mortes por Covid-19 em Santa Maria

Na Saldanha Marinho, o secretário da Saúde, Guilherme Ribas, avaliou o movimento e o atendimento do Centro:

- A praça é um local identificado com a população, então, tivemos um volume grande, mas fluímos bem. Depois que flui, vai de uma forma tranquila. Temos pessoas da secretaria que garantem a ficha na fila para que não se espere muito tempo.

Todos os leitos de UTI SUS destinados à Covid estão ocupados em Santa Maria

Na busca pela primeira dose, Renyr Lúcia Dias Schirmer, 82 anos, foi a três lugares. Primeiro, ela foi até o Parque da Medianeira, mas, diante da fila, decidiu rumar à praça. Lá, ouviu dizer que não havia fila no Itararé. Portanto, foi para o Clube 21 de Abril, onde chegou por volta de 9h30min. Tão logo chegou, a idosa foi chamada para o cadastro e aplicação.

- Saímos de uma fila, fomos para a praça, onde fazia uma curva. Resolvi que não iria mais me vacinar. Mas meu filho falou para virmos no Itararé e tive sorte - celebrou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

175 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegam ao Estado nesta quarta-feira

Próximo

Todos os leitos de UTI SUS destinados à Covid estão ocupados em Santa Maria

Saúde